Correio Popular Notícia




Áreas rurais ficam isoladas em Ji-Paraná

Data da notícia: 01/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120302d.jpg[/IMG] >A escola polo teve que suspender as aulas, pois os ônibus não conseguiram chegar com os alunos

(Josias Brito) Aproximadamente 20 mil pessoas ficaram sem atendimento médico, sem escola, sem banco, com a produção agrícola parada e sem abastecimento de mantimentos. O isolamento acontece na região da Linha 153 que compreende as linhas 208 à 200, área rural do município de Ji-Paraná, a 29 quilômetros da cidade. As três pontes localizadas nas linhas 208, 12 e 16 que ligam mais de 30 comunidades rurais à sede do município, inclusive ao Distrito de Rondominas, foram interditadas no inicio desta semana por causa da enchente. As águas subiram mais de metros acima das estradas, impendido passagem de carros, motos, ônibus e caminhões. O DER (Departamento de Estrada e Rodagens), escritório regional de Ji-Paraná, que assumiu a manutenção das três vias de acesso as comunidades da zona rural, garantiu que irá construir novos bueiros no local para evitar os alagamentos.
Segundo os produtores da linha 153, todos os anos sempre ocorrem o mesmo problema nas pontes que transpassam o Rio Boa Vista. ?Sempre no período de inverno temos este tipo de problemas. Houve época que ficamos mais de uma semana isolados por causa, não só da cheia do rio, mas também pela falta de pontes, que foram levadas pelas águas?, informou José Carlos do Nascimento.
O agricultor destaca ainda que após o DER ter assumido a manutenção das rodovias que ligam a cidade de Ji-Paraná as linhas da 153, houve um grande melhoramento nas vias de acesso, inclusive com a construção de novas pontes nas linha 12 e 16. ?Com a construção destas pontes, tivemos novos meios de sairmos de nossas propriedades, mas é preciso melhorar muito mais, pois a cada ano, novos problemas aparecem e sempre quem fica no prejuízo somos nós, produtores rurais?, disse.
Osnir Pereira garante que a situação da cheia do rio Boa Vista já era esperada. ?Todos os anos, sempre nesta época de inverno, somos surpreendidos pela cheia do rio, que acaba invadindo as estradas, provocando o isolamento nosso mas, espero que neste ano, este problema seja resolvido?, relata Osnir. Conforme funcionários da escola polo da Linha 153, nesta semana houve a suspensão das aulas por causa da enchente que houve no rio Boa Vista. ?Tivemos que suspender as aulas, pois não houve condições dos ônibus escolares chegarem até a escola por que não conseguiram passar pelas pontes?, informou a funcionária.

NOVOS BUEIROS - De acordo com assessoria do DER, a situação para evitar a enchente nas estradas que dão acesso a estas comunidades serão resolvidas ainda este ano. ?Assim que iniciar o período da estiagem, estaremos iniciando o trabalho para resolver, totalmente, o problema das alagações nestas três estradas que são de suma importância para os agricultores?, destacou Luiz Augusto, assessor da regional do DER em Ji-Paraná.
Luiz Augusto informou que serão construídos novos bueiros próximos as pontes das três linhas, para dar maior vazão das águas do rio Boa Vista e também haverá o aumento no nível do aterro próximo as pontes para evitar que nos próximo período de inverno ocorra novos alagamentos e isolamento da comunidade. ?Estamos cientes do problema que vem ocorrendo nestas linhas, devido as constantes chuvas que tem caído em nossa região, mas já estamos preparando os projetos para que esse problema não vem ocorrer nas próximas chuvas?, conclui o assessor do DER.


Fonte:






Noticia vista 1917 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.